livros

Um Clássico Para Se Apaixonar: Orgulho e Preconceito (Resenha)

Bonjour ❤

Eu finalmente li “Orgulho e Preconceito” e que livro incrível, sério! Resolvi contar um pouquinho sobre e indicar esse livro maravilhoso para vocês  🙂

Então, é só conferir!!


orgulho_preconceito_penguincia

Título original: Pride and Prejudice

Autor: Jane Austen

Editora: Penguin- companhia

Número de páginas: 576

*Vale ressaltar que está edição traz um prefácio e uma introdução a respeito do livro, sendo que a história só começa a partir da página 99.

É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, deve estar atrás de uma esposa.”

Para a senhora Bennet é importante que suas filhas estejam bem casadas, e se possível com um homem de boa fortuna.

A notícia de um homem solteiro que chegou recentemente a Netherfield se espalha pela vizinhança e logo desperta a curiosidade da Senhora Bennet e de suas filhas, que logo pede a seu marido para fazer uma visita a este mais novo membro da sociedade.

Não muito obstante, descobrem que o jovem rapaz é o senhor Bingley, um homem com um dote aprazível e aparentemente bastante simpático. Logo mais, é realizado um baile em seus aposentos, no qual permite um maior conhecimento dos Bennet sobre sua pessoa.

É nessa festa que Jane, a filha mais velha, desperta o interesse de Bingley, sendo considerada a mais bela moça que ele já conhecera.

Quanto mais conheço o mundo, mais insatisfeita fico com ele; todo dia confirma minha crença da inconsistência de todo caráter humano, e na pouca confiança que se pode ter na aparência tanto do mérito quanto da razão.”

É nesta ocasião também que conhecemos o senhor Darcy, um homem que é conhecido popularmente por ser arrogante, orgulhoso e difícil de ser agradado.

Já Elizabeth Bennet,que é considerada uma irmã bastante divertida, contém uma opinião formada a respeito do senhor Darcy, da qual ela tem absoluta certeza de que este é o pior homem que ela já conhecera.

É a partir daí que somos apresentados à família Bennet e suas peculiaridades, donde a história se desenrola deste princípio, em que conhecermos os personagens e somos apresentados a certa transformação ao longo da narrativa, que é de certo modo, surpreendente e bastante esperada.

A família Bennet

Untitled-1

Composta pelo senhor e a senhora Bennet e suas cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia é uma família não muito rica e nem da alta sociedade, sendo que possui um dote pequeno, mas que de certo modo é considerado ok para se viver confortavelmente.

A senhora Bennet é de fato bastante interesseira e exige que suas filhas se casem bem e logo! Já o senhor Bennet é um tanto tranquilo e não da muita atenção quando sua esposa reclama sobre algo a ele. É sarcástico e gosta de ler um bom livro e passa a maior parte do tempo em sua biblioteca.

Jane é a filha mais velha e a mais bela e encantadora de todas. Costuma ser gentil com todos, e não julga alguém até que se prove o contrário, é bastante próxima de Elizabeth e costuma contar tudo para a irmã. Mary vive com um livro na mão e é sincera a respeito de tudo, apesar de cantar muito mal. Kitty e Lydia vivem atrás dos militares que estão por perto da região, sendo que Kitty é teimosa e tola, pois vive grudada com sua irmã. Já Lydia é a mais nova de todas as irmãs, e costuma ser mais teimosa que Kitty.

Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy

orgulho-e-preconceito-a-obra-que-esqueceu-de-envelhecer.html

Elizabeth Bennet é segura de si a respeito de tudo e logo no início, quando conhece Darcy, obtém certa antipatia e aversão a seu respeito. É considerada a preferida de seu pai e a que sua mãe menos gosta. Tem bastante carinho por sua irmã, a quem também tem sua devida reciprocidade e lhe conta praticamente tudo. É sincera a respeito de tudo e sabe definir bem os seus argumentos, sendo que os leva a fundo até que se prove o contrário.

Fitzwilliam Darcy é apresentado como um homem bastante orgulhoso de si e não costuma se socializar muito, sendo que prefere ficar calado a ter que iniciar uma conversa com alguém que não conhece. Entretanto, Elizabeth desperta sua curiosidade com o tempo, e seus sentimentos são capazes de mudar a seu respeito. Darcy é um personagem encantador e que a sua maneira se tornou um dos meus personagens favoritos, sendo que a cada instante da leitura, eu torcia para que ele e Elizabeth se encontrassem logo. Com certeza ele sofre transformações ao longo da narrativa.

A felicidade no casamento é uma questão de pura sorte. Se a disposição das partes é sempre tão bem conhecida dos dois, ou se são semelhantes de antemão, não faz a menor diferença para a felicidade no final.”

Confesso que eu estava bastante ansiosa para a leitura deste livro e com altas expectativas a seu respeito, e posso dizer que, de certo modo, superou-se e considero Jane Austen uma das melhores autoras que já li!

Apesar de este livro datar do ano de 1813 e ser considerado um clássico, a meu ver parece bastante atual, não somente pela escrita, a qual devo frisar que não é nem um pouco cansativa, onde encontramos uma fluência maior, diferentemente dos outros clássicos que já li. E também pelas críticas sociais ali presentes, nas quais percebemos que, apesar de se tratar de um romance do século XIX, Elizabeth é um tipo de mulher diferente dos estereótipos da época, sendo que é segura de si, com opiniões formadas a respeito de, praticamente, tudo, faz o que bem entender, sem obedecer deveras sua mãe. Outras críticas a respeito da época, que são sutilmente notadas, é a pressão que as mulheres sofriam para se casar o mais cedo possível e também o interesse ali envolvido em questão ao dote a ser fornecido a família.

O orgulho está relacionado com a opinião que temos de nós mesmos; a vaidade, com o que queríamos que os demais pensassem de nós.”

Eu me envolvi totalmente com a leitura deste romance, que, quando eu lia, parecia que a família Bennet eram conhecidos meus de longa data rs. Apaixonei-me totalmente pelo senhor Darcy, e me encantei com a maioria das personagens, devo também citar que gostei bastante do senhor Bennet.

A história é bastante “parada”, e para quem gosta de uma certa ação ao ler um livro, talvez sinta falta,embora seja rica em vários acontecimentos, os quais despertam a curiosidade do leitor, que quer saber o seu desfecho e também o que irá acontecer entre Elizabeth e Darcy.

Ler “Orgulho e Preconceito” foi uma experiência e tanto, sendo que foi um dos melhores livros clássicos que já li e quiçá o melhor! É uma leitura que recomendo muito, para todos aqueles que gostam de um romance e para aqueles que amam ler um clássico, e caso você não nunca tenha lido um clássico ou não gosta tanto assim, arrisque-se, pois é uma leitura que vale muito a pena!


E vocês, já leram “Orgulho e Preconceito”? O que acharam? Gostaram? Ou não leu ainda? Interessou-se pela leitura? Conte-me aqui nos comentários que vou adorar saber a opinião de vocês :))

Um grande beijo ❤

42 comentários em “Um Clássico Para Se Apaixonar: Orgulho e Preconceito (Resenha)

    1. Não vou parar então hahahaha. Fico muito muito feliz que você goste das minhas resenhas Este, é muito importante saber disso hehe. E quando tiver a oportunidade leia Orgulho e Preconceito, Jane Austen é incrível!!
      Grande beijo minha lindaaa ❤ ❤ ❤

      Curtido por 1 pessoa

  1. Nath… minha filha do coração… Que orgulho! Tinha certeza que você ia curtir… GENTE, como ri com esse livro. A senhora Bennet é uma comédia de tão dramática e por outro lado adoro o lado o Sr. Bennet é muito sarcástico e muito honrado, o que torna os diálogos deles muito engraçados… A Lisa pra mim é um pouco da Jane… gosto do caráter dela e do seu jeito leve e real pra ver as coisas… A Jane tem aquele olhar inocente e acaba que dá uma dosada na energia de Lisa… agora as outras irmãs.. medonhas… kkkkkk

    No fim… sou bastante suspeita pra falar… amo amo Jane Austen com todas as forças… Acho que vai amar ler Emma… tornou-se o meu preferido depois de Persuasão.. Mas, Orgulho e Preconceito é um dos mais cheios de ação…

    Grande beijo… vc está cada dia melhor

    Curtido por 1 pessoa

    1. Laay, minha mãe do coração hehe. Siim, esse livro é muito muito bom e eu amei!! Também ri com esse livro, a senhora Bennet com aquele jeitinho dramático e o senhor Bennet sempre sarcástico, adorei ele… e a Lisa com a Jane com certeza se complementam e amei essas duas juntas e siiim as outras irmãs são horrendas kkkkk
      Vou procurar este livro para ler hehe, eu amei a escrita da Jane e confesso que me surpreendi por ser uma leitura tão leve e fluente, ainda mais por se tratar de um clássico! Na certa lerei mais e depois te conto :))
      Muito muito obrigada pelos elogios, você sabe que te admiro muito, e fico lisonjeada em recebe-los de ti!
      Um beijão ❤ ❤

      Curtido por 1 pessoa

      1. Nath… a Jane é uma escritora que certamente não pertencia mentalmente ao século que viveu… Ela é maravilhosa… tem que ser muito criativa para fazer bate papo de comadre virar obra clássica e romper séculos…

        Adoro vc tb… Um beijo carinhoso…

        Curtido por 1 pessoa

      2. Com toda certeza Lay!! Para a época que ela viveu a mentalidade dela estava demais de avançada e escrever uma obra como ela escreveu, e transformar um bate papo de comadre em um clássico, como você mesma disse, isso é genial, e era incrível!!!
        Um beijão, adoro-te ❤

        Curtido por 1 pessoa

    1. Juu, você precisa ler algum livro desta autora, sério!! Siim, a Lay sempre fala muito dessa autora e por conta dela que despertou ainda mais minha vontade de ler os livros dela e agora também falarei pra ti hehe, tenho certeza que vai gostar :))
      Siim, também preciso ler Jojo, e em breve lerei kkkk
      Muito obrigadaa ❤
      Um beijo!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Tenho um amor imenso por esse livro. Sem dúvida está entre os melhores que já li.
    Concordo contigo sobre a escrita da Jane não ser cansativa e sobre os temas abordados por ela, que demonstrou coragem ao escrever um personagem como Elizabeth naquela época.
    E o Sr. Darcy é mesmo apaixonante né?!
    Beijo

    Curtido por 1 pessoa

    1. Siim, com certeza!! Também está entre os melhores que já li e amei demais!!
      Eu confesso que me surpreendi com a escrita da Jane, e até pensei que seria bem mais cansativa, mas acabei me surpreendo! E ela sem dúvidas teve muita coragem ao abordar temas que eram um tanto polêmicos na época…
      Siim, o senhor Darcy é muito amor hehe.
      Um beijão ❤

      Curtido por 1 pessoa

  3. Eu também amei o Sr.Darcy!E de fato, ele mudou muito conforme a trama se desenrolava.Já Elizabeth eu adorei por justamente por não ser uma garota que seguia os padrões de sua época.Eu não via a hora dos dois ficarem juntos, mas a espera valeu a pena afinal, não é mesmo?
    Parabéns pela ótima resenha!
    Beijos 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Siiim, muito amor pelo Senhor Darcy!! E a Elizabeth também, com aquele seu jeito segua de si, fiquei encantada por esses dois personagens hehe.
      Com certeza!! Também não via a hora que ficassem juntos, mas valeu a pena esperar sim, e muito *-*
      Muito obrigadaaa, fico feliz que tenha gostado!
      Um beijão ❤

      Curtir

  4. Que interessante essa resenha! Apesar de ser um livro clássico, acho que essa é a primeira resenha que leio a respeito dele. Tenho na minha prateleira há alguns anos, mas sempre acabo deixando para o final da minha fila de leituras… Talvez por um certo preconceito por ser romance de época, hahaha. Mas agora que já li um livro do gênero, acho que já estou pronta para ler Orgulho e Preconceito. 🙂
    Beeeijo ♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. Entendo esse certo preconceito a respeito dos livros clássicos sim, eu também tinha antes, mas acabei me apaixonando por livros assim, e posso te dizer que orgulho e preconceito é um dos melhores clássicos que já li!! A leitura é totalmente fluída e o linguajar não é tão complicado de se entender e a história é totalmente envolvente :))
      Fico feliz que tenha se interessado pela resenha e espero que leia sim este livro e quando ler me conte o que achou, pois vou adorar saber *-*
      Um beijão ❤

      Curtir

  5. Há dias tentando comentar, mas super sem tempo hahah Acontece…
    Esse ano pretendo enfim ler OEP, cuja série da BBC assisti em meados de 2014 e é simplesmente fabulosa (muito melhor que o filme, ao menos em minha opinião, até pq, o Mr. Darcy é o Colin Firth). Sou apaixonada pela história e a cito várias vezes nos livros que escrevo haha (OEP, E O Vento Levou, Uma Mulher de Fibra e Pássaros Feridos são citados com certa frequencia, eu diria haha) e, por mais bizarro que possa parecer, adoro a sra Bennett! A história não teria a mesma graça sem seus trejeitos, desmaios fingidos, ideias bizarras e falar ultra rápido e afetado. Obviamente, Lizzie e Darcy são meus personagens favoritos, mas me identifico mesmo é com a Jane, que tem dificuldade em demonstrar seus sentimentos para o Mr Bingley.
    Adorei a resenha e fico muito feliz que tenha gostado dessa história que é um clássico com muito mérito.
    Beijos e excelente domingo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Siim, acontece hahaha.
      Nossa, não sabia da existência da série e fiquei muito curiosa a respeito e quanto ao filme eu ainda não assisti, mas pretendo ver em breve hehe.
      Eu me apaixonei por essa história e com certeza se tornou uma das minhas preferidas….
      Sem dúvidas que a sra. Bennett da aquele ar de graça na história, e Darcy conquistou meu coração e ele e Lizzy são um casal perfeito hehe.
      Aaah eu que fico muito feliz por ter gostado da resenha e por também gostar dessa história hehe. Eu quero muito ler mais livros da Jane Austen que é uma autora fantástica!!
      Um beijão ❤

      Curtido por 1 pessoa

      1. Natália, minha sugestão é que você espere uma promoção boa na Saraiva para comprar os dois volumes em capa dura da obra de Austen. Cada um custa R$ 80,00 normalmente, mas comprei cada um por R$ 40,00 na Black Friday e vi promoção ser repetida no Natal. Essa edição é linda e acredito que valiosa para os que amamos a boa literatura.

        Eles são um casal realmente fabuloso! Torço por eles desde o início hahaha

        Não deixe de procurar a série! *-*

        Beijos!!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Nossa muito obrigada pela dica Thaís :))
        Também acho essas edições maravilhosas e já procurei para comprar, mas são bem caras, mas vou ficar atenta as promoções, pois tenho certeza que vale a pena hehe.
        Eu também, torço por eles desde o início, é muito amor esse casal *-*
        Pode deixar que irei procurar siim!
        Beijooos!!

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário