Textos

As sensações que os livros nos trazem

Dia desses, estava lendo um livro e a história mexeu comigo de um jeito, que assim que terminei, fiquei pensando, durante horas, sobre a história como um todo, os personagens e as sensações que ela me trouxe ao ler… E parecia ser tudo tão real, que, se um dia, eu estivesse em uma rua qualquer, e encontrasse esses mesmos personagens, eu reconheceria na hora, e até gostaria de ser amiga…

E é tão surreal isso que as histórias fazem conosco, não é? Parece que os livros, na verdade, são um mundo inatingível, que poucos têm a capacidade de entrar, e aqueles que ainda não descobriram o gosto pela leitura, talvez, não encontraram o mundo ideal para eles.

E esses que encontraram, tem a sorte de ter um companheiro fiel a qualquer hora do dia. E é tão singular a sensação que um livro me traz, é inexplicável. Cada história tem a sua construção, os seus personagens, e por mais que os elementos que a constroem sejam parecidos com outra qualquer, a sensação que cada uma nos provoca, com certeza, será diferente.

Isso chega a ser mágico!! Sei que todas as histórias que li, estão guardadas comigo em algum cantinho, e quando me propus essa reflexão, o sentimento que tive foi de felicidade.

large

Cada livro possui a sua particularidade e a história que contém ali, pode ser capaz de mudar as nossas vidas e até quem somos. Uma história tem a capacidade de nos transportar para outro mundo, para outra realidade, seja ela ficcional ou não… e quantas são as histórias que ao ler, não se identifica com uma parte sequer?

Só sei que, seja tristeza, alegria, angústia, felicidade ou emoção, essas histórias que já li me trouxeram sensações que me tornaram quem eu sou hoje… Os livros fazem parte de mim, eles são como um refúgio para um mundo melhor ou um mundo não tão bom assim, mas que tenho a certeza que irei me identificar com algo… e quando a história acabar, reflexões irão surgir e isso só virá para o bem.

Personagens são como amigos inseparáveis que estarão sempre em todas as histórias que eu lerei… Mundos fantásticos serão sempre um lugar aconchegante para se viajar a qualquer hora do dia; e histórias estarão sempre de coração aberto para qualquer um de nós ❤

É difícil descrever as sensações que um livro me traz, creio que “apenas sentir” seria o termo certo, então pergunto a vocês: Quais sensações vocês têm ao ler um livro? Também se identificam com o que eu disse?

A minha deixa será com a frase do Mario Quintana:

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”

Um grande beijo para vocês ❤

 

 

34 comentários em “As sensações que os livros nos trazem

    1. Com certeza Isa, livros são a melhor coisa hehe. E tem aquelas histórias que não queremos terminar nunca, não é mesmo? E até lemos mais devagarinho hehe. Nossa, nem me fale, tem uns personagens que queria tanto que fossem reais :/
      Um grande beijo pra ti ❤

      Curtido por 1 pessoa

  1. Amei o post! Totalmente compreendo e me identifico com o que você disse, eu realmente não faço a menor ideia de como eu seria se não fossem pelos livros, acho que eles foram tão importantes na minha criança quanto a minha família, os meus amigos e a escola, e talvez até mais! Kk e eu também não consigo entender o fato de ter sensações diversas em histórias tão parecidas mas ao mesmo tempo tão diferentes! Tenho pena de quem ainda não achou o livro perfeito e entrou nesse mundo, para quem já achou…bem, o difícil é sair kk.
    Mais uma vez, parabéns pelo post! Beijos 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico muito feliz que tenha gostado, de verdade *-*
      Com certeza Ana, creio que os livros fazem parte de nós e levaremos as histórias que eles trazem para sempre em nossas memórias e coração… os livros fazem parte de mim deste pequenininha também e com certeza foram muito importantes para a minha formação…
      E sim, também tenho muita pena de quem ainda não encontrou esse mundo maravilhoso e siim é bem difícil de sair desse mundo maravilhoso hahahah.
      Um grande beijo pra ti ❤

      Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns pela brilhante postagem, Nath querida. Os livros foram meus únicos amigos por um longo tempo, mas eu não tenho do que me lamentar, não. Foram eles que me levaram para outros planetas, para a idade média e para a pré-história; me fizeram conhecer o amor, o ódio e também a sinceridade e a amizade verdadeira. E foi através da minha paixão pelos livros que eu pude conhecer pessoas tão maravilhosas como você, Nath querida, e isso é fantástico!
    Um beijo enorme e um excelente final de semana para você que é uma leitora, amiga sincera e sonhadora também!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico muito feliz que tenha gostado Alex querido *-*
      Eu super te entendo , os livros estarão sempre comigo e amo o que eles nos proporcionam… Essa viagem que fazemos durante a leitura é sem dúvida inesquecível… e é através dela que também aprendemos e conhecemos muitas coisas e lugares…
      E com certeza, essa minha paixão pelos livros me fez conhecer pessoas maravilhosas e eu sou muito grata por isso, e claro que você foi uma dessas pessoas, e que eu adoro tanto :))
      Um grande beijo pra ti e um lindo final de semana amigo querido e incrível!!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Eu amo ler livros e a sensação que eles me trazem muitas vezes é de paz sabe? Pois aquele é o meu momento de leitura de relaxamento. Mesmo o livro sendo de aventura, ação ou até mesmo suspense.
    Faço do seu pensamento, o mesmo que o meu! Mas o maior sentimento é a paz ❤

    Curtido por 1 pessoa

  4. “essas histórias que já li me trouxeram sensações que me tornaram quem eu sou hoje”
    Sem dúvida, Nat. Um tempo atrás, me bateu uma preocupação por não me lembrar mais de várias histórias/livros que li. Foi nessa onda do crescimento de blogs literários que, às vezes, revisitam clássicos ou títulos do passado, que eu já li, mas não me lembrava bem. Fiquei chateada por ter “esquecido”. Mas, no fim, sei que tudo que é bom agrega valor e se torna parte da gente. Então essas sensações nos pertencem pra sempre o/ e acho isso bem legal 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim sim Lari!! Isso de esquecer as histórias que já li, já aconteceu comigo também, tem algumas que lembro bem e outras quase nada, e isso também já me deixou bastante preocupada… Mas se a sensação ao ler foi boa e única, eu sei que aquela história significou algo para mim, e que aprendi muito com ela, e acho que no fim é isso que importa mesmo… Essas sensações farão parte de nós para sempre mesmo ❤

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

