livros · Projeto Quatro por Quatro

Projeto Quatro Por Quatro: Mentirosos- Resenha

Olá ❤

O Projeto Quatro por Quatro ainda continua por aqui! Durante esses meses, que não postei aqui no blog, eu continuei participando do projeto, e vocês podem conferir as resenhas dos meses anteriores no blog “Coelho da Lua” e no “Fabulônica“.

O livro desse mês foi cheio de mistérios e mentiras, com um final bem impactante, então venham conferir nossas opiniões :))


capa_mentirosos

 

Título original: We Were Liars

Autor: E. Lockhart

Editora: Seguinte

Número de páginas: 272

Sinopse:

“Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano eles passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence — neta primogênita e principal herdeira —, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais.
Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
‘Mentirosos’ é um suspense moderno e sofisticado, impossível de largar até que todos seus mistérios sejam desvendados. Ao mesmo tempo, a prosa lírica e o estilo seco e denso o fará mergulhar de cabeça no mundo dos Sinclair e nas crescentes angústias de Cadence — para então vir à tona completa
mente impactado.”

Resenhas:

♥ Natália

indico

Os Sinclar são o estereótipo da família perfeita, e, inicialmente, isso é tudo o que você precisa saber. “Mentirosos” é narrado em primeira pessoa, por Cadence, e traz, em um primeiro momento, uma narrativa lenta e um pouco maçante, a respeito da família como um todo e suas respectivas intrigas. Entretanto, à medida que você lê, a história torna-se mais instigante até o ponto em que você chega no final e se surpreende! Apesar de a autora ter deixado algumas pistas no decorrer da história, são tão sucintas que, mesmo que você desconfie do final da história, você se surpreende com o desfecho e vê que todas essas pistas deixadas nas entrelinhas, fazem todo o sentido depois.

Confesso que li essa história sem expectativas, e o final conseguiu me surpreender, porém a autora poderia ter explorado o desenrolar da história de uma maneira melhor, pois o desfecho é como uma bomba de informações.

Flávia- Coelho da Lua

1cde0c41-6750-4f01-a3c6-e5187e24a422

Em “Os Mentirosos” você demora um pouco a perceber a complexidade da história. O enredo acontece em meio à riqueza da tradicional família Sinclair, que tem a necessidade de mostrar os bens que possui e ostentar toda a riqueza da família.
Mas quem vê a família de fora, não imagina como os Sinclair são fúteis e vazios, e o que realmente significam um para o outro.
E é isso que Cadence, ou Cady, nos conta. Como neta mais velha, ela carrega nas costas o peso de continuar o que a família tem feito, mas não é isso que ela quer. Ela quer consertar o que acontece dentro de casa primeiro. 
Cadence é quem narra a história e é quem nos conta o que tem acontecido durante os verões na ilha particular da família. Você conhece os defeitos, as intrigas, as mentiras, as loucuras, e só no final, desvenda todo o mistério que até Cadence quer esconder.
A leitura em primeira pessoa e alterando com o presente e o passado, cria várias ideias do que pode ser a verdade por trás dos “Mentirosos” e enquanto você não descobre o que é, não consegue largar a leitura.

Juliana- Fabulônica

indico

Mentirosos é um livro feito de mentiras, quase que o tempo todo. A autora constrói e desconstrói as possibilidades e até as certezas que teimamos em ter pouco antes do fim. O livro é pacato, monótono e parece obvio até as últimas páginas. O final é extremamente criativo, embora não seja inovador, um filme que não posso citar o nome senão seria Spoiler dos grossos tem o mesmo final. O que me chamou a atenção desta vez não foi o enredo, a construção dos personagens ou a linguagem utilizada, parte das coisas que sempre analiso nos livros. Desta vez, foi o fato da autora transformar algo que poderia ser extraordinário em banal, corriqueiro. Pela primeira vez, não sei dizer se gostei do livro ou não, não pelo enredo em si, mas pelo desenvolvimento. Concluí, pelo menos até ler outra história escrita por ela, que a autora é que não descreveu bem os fatos e não soube dar vida à sua criação. Foi como se Leonardo da Vinci tivesse usado tinta de má qualidade para produzir a Mona Lisa.

Mayara- Coelho da Lua

1cde0c41-6750-4f01-a3c6-e5187e24a422

“Os Mentirosos” conta a história da família Sinclair, uma família nobre que precisa manter seu “status social”. Porém, a família perfeita, na verdade, esconde seus defeitos atrás de mentiras e em meio aos verões que passam juntos, ela tenta ir desvendando a verdade por trás de um acontecimento. O começo é um pouco lento enquanto vai mostrando a família e seus problemas, mas com o desenrolar da história você vai ganhando cada vez mais vontade de ler, curioso com o que realmente pode ter acontecido em meio a tantas possibilidades. 
O desenvolvimento da história poderia ter sido melhor trabalhado porque no final você acaba recebendo informações demais que poderiam ter sido dadas antes, dosando melhor a trama. Mas ainda assim gostei da obra e o final foi capaz de surpreender. 

E a próxima leitura será…

capa-uma-curva-do-tempo


E vocês, já leram este livro? O que acharam? Interessaram-se pela leitura? Contem-me tudo aqui nos comentários :))

Um grande beijo ❤

 

16 comentários em “Projeto Quatro Por Quatro: Mentirosos- Resenha

  1. Oii Nat 🙂
    Livro curioso hein?! Ainda não li, mas confesso que apesar de vocês terem comentado acerca do início ser um tanto quanto lento, fiquei querendo saber qual o desfecho, hehe. Mal posso esperar para ver as resenhas a respeito da próxima leitura, é um título que quero muito ler.
    Beijinhos ♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oie Bia :))
      Siim, confesso que não esperava nada desse livro, principalmente pelo fato do início ser bem lento e parecer que nada surpreendente iria acontecer, mas quando você lê o final, fica bem chocado com toda história que havia por trás…
      Eu também to mega curiosa para ler este livro e pode deixar que mês que vem tem resenha aqui no blog sobre ele hehe.
      Um grande beijo ❤

      Curtido por 1 pessoa

    1. Siim Vera, esse livro realmente possui um final chocante, e confesso que não esperava nada, mas quando li esse final, fiquei mega surpreendida, e sim, não tem muito o que falar mesmo, pois senão estraga…
      Eu também estou hehe, mês que vem trazemos a resenha :))
      Um beijão ❤

      Curtido por 1 pessoa

  2. Oie, Nat! Já li “Uma curva no tempo” e só posso dizer que você vai se surpreender com a estória. O final é beeeem surpreendente mesmo! Foi um dos melhores romances que li no ano de 2015. Tenho certeza que você vai gostar.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oie Malu :)) Eu já comecei a ler este livro, e confesso que to ansiosa para saber o desenrolar da história… e fiquei ainda mais com esse seu comentário, ai Deus hahaha. Espero que eu goste mesmo hehe, mês que vem tem resenha dele aqui :))
      Beijão ❤

      Curtido por 1 pessoa

    1. Cah, eu super indico a leitura deste livro, confesso que ele é bem lentinho no começo, mas vale a pena o final, tenho certeza que irá se surpreender bastante e quando ler me conta :))
      Aaah eu to mega ansiosa pra saber o que acontece na história deste livro, to bem no comecinho ainda, mas já to amando!! Mês que vem tem resenha dele aqui, não perca hehe.
      Um grande beijo pra ti ❤

      Curtido por 1 pessoa

      1. Naty estou muito curiosa mas apreensiva em receber algum spoiler e acabar com a revelação que já disseram no final, rs Assim que ler conto sim, pode deixar 😉 Eu acho que você vai amar esse novo livro e não vejo a hora de ler sua resenha 😉 Bjinhus da Cah ❤

        Curtido por 1 pessoa

      2. Então evite os spoilers Cah, pois senão perde toda surpresa da história :/ e quando ler me conta o que achou sim, tenho certeza de que irá se surpreender :))
        Eu também espero que eu goste Cah, to muito ansiosa pelo final hehe.
        Um beijão ❤

        Curtido por 1 pessoa

    1. Siim Thaís, eu me surpreendi bastante com esse final, juro que não esperava nada desse livro até terminar de ler hahahah. Criei algumas teorias também, mas nenhuma correspondeu ao que realmente aconteceu e depois que li fiquei horas refletindo sobre, juro! Só que fez todo o sentido depois hehe.
      Também não sei qual é o filme que a Ju citou :/
      Já tinha visto sua resenha e ela tinha me deixado super curiosa para ler o livro, creio que foi um dos motivos por eu ter colocado o livro dentre as opções deste mês :))
      Um grande beijo ❤

      Curtido por 1 pessoa

      1. Natália, minhas teorias começaram a me martelar quando eu terminei o livro haha E também fiquei horas refletindo e tentando encontrar resenhas com spoilers para saber se outros leitores compartilhavam das minhas supeitas (basicamente, c.a.d.y.a.s.a.p.s.y.c.h.o.p.a.t.h.w.h.o.h.a.s.p.r.e.m.e.d.i.t.a.t.e.d.e.v.e.r.y.t.h.i.n.g.). Enfim… haha

        Curtido por 1 pessoa

    1. Aaah que pena :/ Não posso deixar de concordar que realmente dá vontade de abandonar este livro mesmo, eu mesma não esperava muita coisa, mas eu realmente me surpreendi bastante… tenta dar mais uma chance, quem sabe, não é mesmo?
      Sim sim, to mega ansiosa por essa próxima leitura, logo mais tem resenha aqui no blog sobre hehe.
      Um beijão ❤

      Curtir

Deixe um comentário

