3 em 3 · Filmes · Sem categoria

Filmes baseados em livros

Olá, como vocês estão?

Confesso que eu deveria estar fazendo post todos os dias deste mês, mas estou um tanto desanimada e a única coisa que me anima é que meu aniversário está se aproximando.

Mas, essa semana, creio que conseguirei postar todos os dias, e hoje, irei dar continuidade à categoria 3 em 3.

Dessa vez, trago três filmes baseados em livros, porém, além disso, são filmes que nos fazem pensar e refletir sobre certas coisas.

Gostaria de dizer também que dois destes filmes que assisti, eu não li o livro, mas são adaptações cinematográficas muito boas.

Então, pegue a pipoca e vamos lá!

 


Comer, Rezar, Amar

Elizabeth Gilbert estava se sentindo infeliz com seu casamento, embora pudesse ter tudo o que uma mulher na sua idade gostaria de ter, ela não estava satisfeita, então, acaba pedindo o divórcio. Após passar por um divórcio um tanto quanto complicado, ela passa a ter um novo caso amoroso, mas, mesmo assim, ainda não está feliz por completa.  Então, ela decide tomar a decisão de largar tudo e viajar durante um ano pelo mundo. Não somente para conhecer novos lugares, mas, a si mesma.

Primeiro, Itália. Lá, ela passa a ter novas experiências e conhece novas pessoas. Aprende um novo idioma e um pouco sobre gastronomia. Descobre as delicias da comida italiana, sem pensar se irá ou não engordar.

Depois de estar satisfeita com isso tudo, ela decide seguir para o seu próximo destino: Índia. Com a ajuda de um guro, Elizabeth se encontra espiritualmente e passa a rezar. Quando finalmente sente-se pronta, ela decide partir para Bali.

large (21)

Em Bali, ela encontra-se com um velho xamã, que a ensina tudo o que sabe. Lá, ela também passa a manter um equilíbrio, e de uma maneira inesperada se apaixona.

Comer, Rezar, Amar é um filme que nos remete a vida de Elizabeth, a qual está cansada de toda a mesmice da vida e resolve tomar a decisão de viajar por vários países. Conhecemos as diversas experiências que ela tem, e de como ela encontra a si mesma e passa a ser feliz.

Mediante a toda essa apresentação, isso nos faz refletir o quão satisfeitos estamos com nossas vidas e que não precisamos tomar o mesmo rumo de sempre. Devemos ir atrás dos nossos sonhos para nos sentirmos realizados. Além de sentir-se feliz depois de todas essas experiências, Elizabeth passa a ter amor próprio, que é algo que todos nós deveríamos ter.

 

As Vantagens de Ser Invisível

Charlie é um garoto solitário e está ingressando para o ensino médio. Ele não tem amigos, e passa o seu tempo escrevendo cartas para um destinatário anônimo.

Embora tenha dificuldades de fazer novos amigos, ele tem o intuito de começar a participar mais. Mas, a vida nem sempre é do jeito que queremos, e em seu primeiro dia de aula, a única pessoa que consegue conversar é com seu professor de inglês.

Entretanto, com o tempo, ele conhece Patrick e Sam, dois irmãos que o aceitam e que de certa forma mudam Charlie, fazendo com que ele participe mais e se divirta, passando a ver a vida de outra forma.

Não demora muito para que Charlie saia da monotonia da vida de antes e passe a viver intensamente e infinitamente, ele até apaixona-se por Sam. Mas, mais que um romance, o filme foca  no tema da amizade entre Charlie, Sam e Patrick.

tumblr_mybq49AP0y1sjmdwko1_500

É emocionante a forma como é retratada a vida do adolescente Charlie, sendo que este já passou por tantas coisas em sua adolescência, acaba encontrando pessoas que o aceitam da maneira como ele realmente é.

Por mais simples que seja retratado, há várias mensagens que “As Vantagens de Ser Invisível” nos passa. A forma que uma amizade é construída. A aceitação. A maneira que escolhemos ser.

Em comparação com o livro, a adaptação cinematográfica ficou ótima, creio que uma das melhores que já vi, mas sou suspeita para falar, pois este é um dos meus filmes favoritos. A trilha sonora é perfeita, tendo músicas dos anos 80, como David Bowie- Heroes; The Smiths-Asleep entre outras.

 

Na Natureza Selvagem

Christopher McCandeless acaba de terminar a faculdade. É um jovem de família rica e que poderia ter um futuro brilhante pela frente, mas ele decide largar todos os seus pertences e doar todo o seu dinheiro, para sair mundo a fora, viajando, a princípio, sem rumo. Mas além de buscar aventura, ele busca a liberdade e o conhecimento de si mesmo.

Ele passa a viver novas experiências e conhece novas pessoas que de certa forma mudam sua vida, até que, após alguns dias na estrada, ele decide seguir viagem até o Alasca.

Liberdade. Esse é o tema principal, creio eu. Christopher não queria viver a mesma vida de sempre e decidiu encontrar-se na natureza, onde se sentiu livre. Sem manter contato com sua família, apenas poucas cartas que escrevera para a irmã, ele segue até o Alasca, apenas com o suficiente para manter-se vivo, apesar dessa ser uma viajem um tanto arriscada.

O filme é baseado em uma história real, e retrata de uma forma verdadeira e que no final, deixa-nos emocionados. As paisagens são meramente de uma lindeza única, mostrando esse lado maravilhoso da natureza. O final, diga-se de passagem, é bem triste, mas não deixa de passar uma linda mensagem.


large (22)

O que todos esses filmes têm em comum, além do fato de serem baseados em livros, é o fato de que ambos mostram experiências de vida e aprendizado. Seja através da busca pela amizade, liberdade ou pelo conhecimento de si mesmo.

Neles encontramos pessoas  que vivem infelizes e que certos momentos e pessoas mudam o rumo de suas vidas. O maior aprendizado, talvez, seja aceitarmos quem realmente somos e amar a si mesmo.

Claro, que são histórias diferentes, e cada uma com uma narrativa única e com personagens que nos encantam, mas que nos fazem refletir sobre a forma que vivemos e o quão feliz somos.

Elizabeth vai em busca de si mesma, para isso atravessa fronteiras e descobre o ato de comer, rezar e amar. Já Charlie é um adolescente deprimido e encontra os melhores amigos que alguém poderia ter; e Christopher, larga tudo o que tinha de melhor em sua vida, e vai em busca da liberdade e do conhecimento de si mesmo.

Espero que vocês tenham gostado e não esqueçam de comentar o que acharam, se já assistiram ou se interessam-se 🙂

Um grande beijo ❤

54 comentários em “Filmes baseados em livros

  1. Que máximo… Quando é seu “cumpleaños”? Desde os 21 anos, não anseio muito mais pelo aniversário… rs rs rs

    Ainda não vi nenhum dos filmes e nem li os livros sobre. Ai, são tantas coisas que desejo e está ficando bem “punk” conseguir manter a lista sem entrar em um certo desespero… rs rs rs

    Muito bacana suas reflexões e a forma como expressa.

    Abraços e um lindo dia… beijocas! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. É daqui uma semana Lay, dia 14 hehe.
      Sério? É depois que crescemos acho que não ficamos muito ansiosas mesmo, to até vendo que para ano que vem não estarei tanto assim rs, depois dos 18 acho que tudo passa muito rápido.
      Sim, concordo contigo, são tantas coisas que ficamos até meio perdidas por qual começar, mas eu recomendo que, quando você tiver um tempinho, assista à esses filmes sim hehe.
      Obrigada ❤
      Grande abraço e um beijo pra ti :*

      Curtido por 1 pessoa

      1. Ah, como eu ando apertando um monte de coisas nas minhas 24h… Com certeza, assim que puder… Uau, dia 14… 18 anos é uma idade linda… aproveite muito mesmo todos os anos… Mas, cada fase tem o seu valor… Tudo é importante para o nosso desenvolvimento… até as lágrimas…

        Curtido por 1 pessoa

      2. Siim, mas 18 é ano que vem só hehe.Pode deixar que irei aproveitar sim :))
        Com certeza Lay, tudo é muito importante e tudo contribui para nós crescermos, lindas palavras as tuas!
        Esse final de ano é tudo muito corrido, não é mesmo? Super te entendo, as vezes, 24 horas não são suficientes rsrs.
        Beijão :*

        Curtido por 1 pessoa

  2. Não quero vê-la tristinha nunca. Anime-se pois uma data muito importante para você e para seus pais está se aproximando.
    Não li e nem assisti nenhum dos livros que você indicou, mas vou vou procurar no NOW (hoje é tão prático, não é mesmo?) e depois falo o que achei.
    Um beijo enorme e uma semana de muito alegria pra você.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Já assisti aos três filmes! As Vantagens de Ser Invisível foi o único livro que li e acho que foi uma das melhores adaptações para o cinema ever, todo o espírito maravilhoso do livro está no filme, mas acho que isso é porque o diretor é também o escritor do livro! Tem situação mais perfeita que essa?
    Na Natureza Selvagem meio que mudou minha vida hahaha!
    Adorei a maneira como você relacionou as três histórias! Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim! As Vantagens de Ser Invisível com certeza foi a melhor adaptação cinematográfica que já assisti e esse livro me marcou muito hehe. Nossa, verdade, o fato de ambos serem feitos pela mesma pessoa deixa tudo mais perfeito ❤
      Fico feliz que tenha gostado hehe, muito obrigada :))
      Beijos :*

      Curtido por 1 pessoa

  4. Nunca assistir Comer, rezar e amar, acho que sou a única hahaha. As vantagens eu assistir o filme mais eu n entendi muito não.. e Na Natureza Selvagem, comassim? nunca ouvir falar do livro nem do filme?? eu adorei, vou tentar assistir essa semana!!! Beijos minha linda ❤

    Curtir

    1. Assisti Comer, rezar, amar Aninha, é muito bom hehe. Sério que tu não entendeu? Tenta ler o livro, quem sabe entende :))
      Na Natureza Selvagem é uma história bem emocionante, não li o livro, mas garanto que você vai gostar do filme sim, e me conte quando assistir, em?
      Beijão minha princesa ❤

      Curtido por 1 pessoa

  5. Nada disso, mocinha! Nada de ficar desanimada! Até porque eu quero bolo! hihihi Ahhhh, adorei! Eu não sou muito de ler, mas quero muito ler as vantagens de ser invisível, porque eu vi o filme umas duas vezes e ameeeeei! Os outros ainda não assisti! Ameeeei o post! Beeeeeijão, bonecaa ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pode deixar que vou me animar Cami. Vai ter bolo sim, mando via correio pra você hehe. E ah quero presente hahaha (brincadeira!)
      Fico feliz que tenha gostado :)) O filme é muito bom e eu também já assisti várias vezes e super recomendo que você leia o livro também, por mais que você não leia tanto assim, ele é curtinho, da pra ler rapidinho.
      E ah, os outros valem a pena assistir também, se assistir algum, me contaa.
      Beijoooos minha lindona ❤

      Curtir

  6. Naa vai ficar velhaaa,brincadeira hahaha,quem me dera estar fazendo 17 aninhos rsrsrs.
    Só assisti As vantagens de ser invisível e gostou muito deste filme,os outros já estão na minha lista faz tempo para ver,mas ultimamente estou na onde das séries hehehe.
    Beijooos lindaa

    Curtido por 1 pessoa

    1. Siim, a idade ta chegando já hahahah. Ah, mas você é novinha ainda.
      Eu também adoro esse filme e os outros valem muito a pena assistir hehe. Eu também to meio nessa onda de séries, mas, vez em quando, assisto à um filme hehe. Quando você assistir a esses me conta o que achou em :))
      Beijão minha linda ❤

      Curtido por 1 pessoa

  7. O aniversário da minha princess perigosa e sagitariana como eu está chegando… Uhuuuuu! Então deixa esse desânimo de lado, viu? Hahaha Amei o post minha lindona, eu adoro As Vantagens de Ser Invisível, o filme me tocou muito! Beijinhosss ❤ ❤ ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Bom… Minha opinião sobre livros que são adaptados para filmes ou séries é que o livro sempre será melhor, tipo, nada tira a magia da leitura. Embora, as adaptações cinematográficas sejam muito boas, com os efeitos especiais e tudo o mais, sendo que algumas chegam ao alcance, podendo ficar bem parecidas, como, por exemplo, As Vantagens de Ser Invisível, Jogos Vorazes e Senhor dos Anéis são algumas das que gostei bastante :))
      E, as vezes, fico desanimada com a vida rs, quando as coisas não dão certo e tal, mas está tudo bem hehe.
      E, qual é a tua opinião sobre adaptações? :))

      Curtido por 1 pessoa

      1. Não vejo problemas em adaptações, a não ser quando elas desviam o caminho dos livros. Por exemplo em Game Of Thrones há cenas que não houveram, ou que talvez ainda haverão no livro. Isso é muito ruim! Uma coisa é vc alterar uma cena ou tirar um ou dois personagens, outra é vc inventar personagens lugares e etc além de avançar com a Série antes do livro.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Siim! Quando desviam o caminho dos livros e acabam avançando, acabamos não gostando muito mesmo. Game Of Thrones eu não acompanho, mas, um exemplo que posso citar é o filme Percy Jackson, que desviou totalmente o caminho do livro, colocando coisas que aconteceram no quinto livro, no segundo filme, ficando uma completa desordem rs. Mas, no geral, as adaptações são boas 🙂

        Curtido por 1 pessoa

  8. Eu tenho uma coleção de livros que inspiraram filmes, sendo E O Vento Levou meu favorito. Gosto muito também da série Becky Bloom, O Noivo da Minha Melhor Amiga, Bridget Jones, Orgulho e Preconceito e o Diabo Veste Prada… Não preciso dizer que os livros são melhores que os filmes, preciso? hehe O único filme que acho melhor que o livro é Um Amor para Recordar. O filme dá um banho no livro.

    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Com toda certeza que os livros são melhores que os filmes!! Eu adoro o filme de O Diabo Veste Prada, o livro ainda não tive a oportunidade de ler :/ e estou com Orgulho e Preconceito para ler aqui, quero ler antes de ver ao filme hehe.
      Sério que Um Amor Para Recordar é melhor que o livro? Eu já assisti ao filme e amei, tava até pensando em ler… O filme que melhor assisti e fora baseado em livro foi As Vantagens de Ser Invisível, sendo que é um dos meus favoritos, mas o livro também é ótimo, super recomendo :))
      Beijos :*

      Curtido por 1 pessoa

      1. Não li ainda As Vantagens de Ser Invisível, mas tenho um pdf aqui no meu note hehe

        O livro de O Diabo Veste Prada é MUITO diferente do filme no que diz respeito às descrições das personagens, sobretudo da Miranda… hehe Vale a leitura e a descoberta do passado não revelado no filme de Miranda Pristley.

        Achei o livro Um Amor Para Recordar beeem caidinho… Na verdade dos primeiros livros do Sparks, só gostei de Noites de Tormenta… Gosto bem mais dos livros que ele lançou nos últimos 5 anos, como O Guardião e Uma Longa Jornada.

        Beijoos!!

        Curtir

Deixe um comentário