Outros

Projetos + 10 dicas para escrever bem

Boa noite gente!

Sei que sumi aqui do blog essa semana, maaaas minhas férias já estão chegando \o/ e óbvio que estou cheia de ideias ❤

Essa semana, confesso, foi bem cansativa para mim. Cheia de provas, muito calor e pra ajudar eu passo mal hoje. Mas, agora está tudo bem, e estou com algumas novidades para contar à vocês, e eu espero que vocês gostem hehe.

Primeiramente gostaria de compartilhar com vocês o projeto da Lay, do blog Meu Espaço Literário, que se chama “Aprender com Prazer”.

O intuito desse projeto é você ter o gosto pelo estudo, e não aquela visão de obrigação, é fazer você ver o lado bom, ter interesse e tudo o mais. É claro que quando somos estudantes, sempre temos que estudar obrigatoriamente, mas também sempre tem aquela matéria que nos identificamos mais e com isso gera uma curiosidade e essa curiosidade nos leva a pesquisar mais, ao saber e consequentemente a gostar daquilo.  Eu, particularmente, achei a ideia da Lay espetacular e o incentivo que ela irá proporcionar para  várias pessoas não tem preço.

Participei essa semana do projeto e gostaria de compartilhar aqui com vocês ❤

Caso vocês queiram ver os outros posts, segue abaixo:

E agora, vamos lá \o/

10 Dicas para escrever bem

Estudar. Caso você olhe no dicionário este verbo irá te remeter a vários significados.

imagem-01-p03

Mas, o que isso realmente significa para você? Você estuda por obrigação ou porque realmente gosta?

Quando estamos na escola, temos a obrigação de estudar para passarmos de ano e tudo o mais. Mas ao longo da vida somos direcionados a escolher uma profissão e o legal seria escolher algo que realmente gostamos. Sabemos que tem muitas pessoas por aí que levam apenas o dinheiro em consideração. Pelo menos, conheço algumas. Eu sempre priorizei o fato de você escolher algo de acordo com aquilo que gosta.

Afinal, é muito mais prazeroso e irá te deixar muito mais feliz trabalhar em algo que gosta do que algo que não aprecie. No entanto, momentaneamente, isso não vem ao caso.

Estudar te traz conhecimento! E, esse conhecimento adquirido ao longo dos anos, ninguém tirará de você. Talvez esse seja a maior beleza do estudo, você aprender e ao longo dos anos poder colocar todo o seu conhecimento em prática.

Mas, uma coisa comum a todos aqueles que desejam estudar e conquistar uma boa carreira, é a língua portuguesa. E dessa, não tem como fugirmos.

Então, pensando nisso e também da minha mais recente paixão pela escrita, pois desde quando criei o blog tenho buscado cada vez mais aperfeiçoa-la e escrever corretamente, vão algumas dicas de aprendizado que tem feito parte do meu cotidiano:

1. Nunca se separa SUJEITO do PREDICADO

Ex.:

a) O cão está latindo. (sujeito em negrito)

Em ordem direta não se usa vírgula, pois não se deve separar o sujeito da ação.

b) Brincavam despreocupadas as crianças.

Na ordem inversa também não se usa vírgula. (note que o sujeito, em negrito, ocupa a posição final da frase).

c) Despreocupadas, as crianças, brincavam.

Nesta situação isola-se o sujeito entre vírgulas. Sujeito no meio do predicativo.

2.Evite aqueles períodos enormes. Isso deixará seu texto muito mais cansativo, correndo o risco de não ser lido.

3. Não se usa crase diante de palavras masculinas, somente femininas.

4. Verbo “haver” no sentido de existir deverá permanecer sempre na 3º pessoa do singular.

Ex.:

a) Há muitas pessoas aqui.

Dica: Lembre-se de NUNCA escrever: Essa roupa tem tudo haver com você. (está ERRADO)

Correto: Essa roupa tem tudo a ver com você.

b)O verbo “fazer” quando indica tempo transcorrido sempre será no singular.

Faz três anos que não vejo meu tio.

5. A regra geral da concordância verbal é que o verbo sempre concorda com o sujeito. Ou seja, se o sujeito estiver no singular o verbo, consequentemente, estará no singular; assim também ocorre se o sujeito estiver no plural.

6. Não se pode começar frases com pronome oblíquo átono (me/te/se/o/a/lhe/nos/vos/os/as /lhes)

Ex.: “te telefono”, “te amo”, “te pego mais tarde”, “te peguei” etc. O problema dessas frases é a colocação pronominal. NUNCA inicia frase com o pronome oblíquo átono. Embora usamos muito para escrever textos que imitem a oralidade.

a)      Amo-te. / Diga-me

 

7. Evite a repetição de palavras. Procure palavras sinônimas, além de ficar um texto mais interessante, isso também ajuda a enriquecer o seu vocabulário.

 

8. Uso de palavras que não existe ou geram sons estranhos – a famosa cacofonia!

a)      A gente vai à praia. Correto => Nós vamos á praia. (agente = 007)

b)      Eu amo ela. Correto => Eu a amo.

c)      Eu vi ela.  Correto => Eu a vi.

Ex.: Aquele agente da polícia prendeu o ladrão. (agente – substantivo)

 

9. Uso de “Mais” e “Mas”

a)      Mais  =  advérbio de intensidade (quantidade) ou conjunção aditiva (adição/Acréscimo).

Ex.: Quero mais chocolate.

b)      Mas = conjunção adversativa (oposição). Ex.: Gosto de chuva, mas odeio relâmpagos.

 

10. Uso de “Mal” e “Mau”

a)       Ex.: Ela está sempre de mau humor. (contrário de bom)

b)      Ex.: Ele dirige muito mal. (contrário de bem)

Espero que vocês tenham gostado das dicas! E uma dica que dou é a leitura. Isso com certeza te trará ainda mais conhecimento e com certeza irá te ajudar a escrever melhor e a adquirir novas palavras.

O uso de palavras rebuscadas e de significado desconhecido também devem ser evitadas. E outra dica, é sempre reler várias e várias vezes o seu texto (preferencialmente em voz alta) antes de achar que ele está definitivamente pronto.

Bom, essa foi a minha participação nesse projeto maravilhoso que eu amei participar, e gostaria de parabenizar a Lay por ter tido essa ideia, e também agradece-la por ter aceitado a minha participação e por ter sido um amor comigo, muito obrigada ❤

Outra novidade que gostaria de compartilhar com vocês, é que recebi uma proposta da Ju, do blog Fabulonica, para fazer uma participação no projeto “Quatro por 4”, já que a Lay não poderá participar em um certo mês, as meninas me convidaram para participar e eu fiquei muito honrada hehe.

Gente, vou avisar que não sei se vou conseguir aparecer essa semana por aqui também, mas vou fazer alguns rascunhos aqui e se tudo der certo, deixarei alguns posts agendados.

Grande beijo ❤ ❤

19 comentários em “Projetos + 10 dicas para escrever bem

  1. Nathhh, amei! Sabe o que eu acho? Lembra que você disse pra gente que estava com dúvida do que cursar? Pois eu já sei!!! Você tem que ser profeeeeee! Hihi Ia ser a mais linda e querida! Beijinhosss ❤ ❤ ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nath já disse lá no blog da Laynne e vou repetir aqui…
    Arrasou nas dicas 😉
    Fico feliz em ver tantos projetos na área da Literatura e educação, agradeço você por estarem ajudando a plantar esse conhecimento.
    Quanto a você participar do “Quatro por 4”, será uma honra.
    Seja muito bem-vinda!
    Beijãooo

    Curtido por 1 pessoa

  3. Nat, eu amei esse projeto! 💕 Acho tão lindo ver tantos blogs se importando com a educação e querendo ajudar aqueles que têm dificuldades para escrever. Eu sempre amei escrever, mas acho que não escrevo bem, sempre acho uns errinhos e sempre desisto dos meus textos, sos.

    Beijinhos e sério, amei o post! 😘

    Curtido por 1 pessoa

    1. Gabi, fico feliz que tenha gostado ❤ São coisas tão simples que podemos fazer e compartilhar o nosso saber um com o outro, acho super importante isso hehe. Errinhos a gente sempre acaba encontrando um aqui e outro ali, mas não desista, só de ver o seu blog dá pra perceber que você escreve super bem e eu amo ler suas resenhas, sério *-*
      Beijão :*

      Curtido por 1 pessoa

  4. Caramba, passou mal? Tens problema de pressão baixa como eu? Porque vivo sofrendo nesse verão. Melhoras, viu.
    Adorei os esclarecimentos, aprendizado nunca é demais! Prevejo uma professora aí, será? HAHAH um mega beijo e um lindo fim de semana. E descansa, menina. É bom pisar no freio vez e outra.
    Se cuida!

    Curtido por 1 pessoa

  5. uhu \o/
    Será muito bom ter você no projeto 😀
    Adorei o post, achei essa idéia toda muuuito massa, fora que ajuda muito e incentiva o pessoal a escrever cada vez melhor e a ler mais 🙂 sou fã da proposta haha
    Beijinho :*

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário