Vamos Participar?

PROJETO: INCENTIVANDO A LEITURA (2)

Gente, vocês gostam ou gostavam de estudar geometria? Eu não! Tenho uma prova amanhã e precisava estar estudando, mas deu que não to mais a fim e já estudei demais por hoje e amanhã ainda tenho aula à tarde :/ e tenho mais uma prova na quarta, rs. Então, como não conseguirei postar amanhã, que no caso é terça (e pra vocês seria hoje), eu resolvi fazer esse post, e deixar agendado (porque é o jeito), e dar continuidade ao projeto “Incentivando a leitura” e eu espero que vocês estejam curiosos para ler mais e mais experiências de leitores que amam esse universo da literatura, então é só continuar acompanhando :))

Para quem ainda não sabe sobre o projeto, é o seguinte, a minha proposta é reunir experiências, indicações de livros e tantas outras coisas que fazem parte desse maravilhoso universo literário, para procurar incentivar aqueles que ainda não entraram nessa caminhada e não gostam muito de ler. Acho que tem sempre a primeira vez para tudo, e para se apaixonar por um livro e pegar o gosto pela leitura também é assim!

Então se você quiser conferir a proposta e participar, clique nesse post aqui e caso você queira ver as experiências de diversos leitores, clique aqui.

Agora vamos lá \o/


large (33)A Van, do blog “Leitura em crise?” nos conta a sua trajetória como leitora e o que isso proporcionou a ela.

” É tão incrível o poder que um livro tem, não? Te leva a mundos desconhecidos e, principalmente, abre sua mente de uma forma inexplicável. A vida muda de forma, de cor, de jeito. Eu não sei bem quando comecei a ler . No ensino pré-infantil, eles estimulam com aqueles livros finíssimos de contos de fadas, e eu, apaixonada por Ariel do jeito que era, li o bendito livro uma infinidade de vezes (sabia todas as falas e textos certinho). O primeiro livro que li após esse amor platônico por “A Pequena Sereia” foi “O  Pequeno Príncipe”, que é o livro mais marcante da minha vida. Tinha uns 7 anos, mais ou menos, e ele me trouxe lições que carrego até hoje. Não foi o livro que marcou minha vida de leitora assídua, mas que me marcou como pessoa. Vivia uma fase ruim e os ensinamentos lá passados, acabaram influenciando para que eu me erguesse, apesar dos pesares. Sabe quando um livro inconscientemente muda sua vida? Foi meu caso. Sem querer, acabou influenciando e muito. Nessa época dei uma pausa na leitura e voltei com mais ou menos uns 11 ou 12 anos quando estava aquela febre de “Crepúsculo”. Li eclipse e depois disso, já estava perdida no mundo literário. Lembro que logo li “Percy Jackson”, e então até me perdi da sequência posterior, rs.”

A Tati do blog “Queridos Livros” fala que um livro nunca te deixa só, é sempre o seu “fiel escudeiro”.

“A leitura sempre foi uma grande amiga para mim. Cresci cercada por livros e quando não tinha algum no meu armário para ler, relia, buscava no armário do meu irmão, dos meus pais, na biblioteca da escola. Mas sempre havia ali um fiel escudeiro comigo. Hoje são tantas histórias que se misturam dentro de mim que já nem sei mais. Algumas marcam mais, outras menos, mas todas elas, de alguma forma, ficam. E o mundo da leitura não abre portas somente no sentido de melhorar sua compreensão textual e sua escrita. Ela te abre portas para novos mundos, novos horizontes, novas pessoas.Quem nunca virou a noite lendo ou perdeu o ponto do ônibus ou nem viu as horas passarem ao ler um bom livro, que atire a primeira pedra! Livros te causam sensações que você nem acreditaria que um “amontoado de folhas” poderia te causar!”

tumblr_my0bf6TbZO1qdsldwo1_500

Já a Lay, do blog “Meu Espaço Literário” nos da várias dicas de livros para começar o ingresso na leitura.

“O que mais incentiva a leitura é o fato de ser um exemplo. É contagiante ver pessoas que sabem expressar sua paixão sem ser um mega-chato e tal. Começar a ler é algo que deve ser complicado para quem não gosta. Eu nunca saberei disso, não me vejo sem ler. Sempre amei demais ter um livro sempre ali perto das mãos. E, os livros que super indico sempre são os livros infanto-juvenis pra quem ainda não tem hábito de ler. Pois, possuem um linguajar mais facilitado e uma história sem muitas figuras de linguagens… Exemplos de livros:

– Conto – Mestre Gil de Ham do Tolkiem
– O pequeno Príncipe do Antonie Saint-Exupéry
– Poliana da Eleanor H. Porter
– Para mulheres e mocinhas os livros do Nicholas Sparks são de uma linguagem facilitada e bem estilo do cotidiano.
– O mundo de Sofia do Jostein Garder (é meio gorduchinho, mas é muito gostoso de ler)
– A Fera de Alex Flinn
– O livro do Amanhã de Cecília Ahern
– A série Estilhaça-me, Liberta-me e Incendeia-me e tem a versão do Warner (Destrua-me) (uma distopia YA… mas, eu gostei e já sou tiazinha… rs 🙂 )
– E a Série “As Brumas de Avalon da Marion Zimmer Bradley – sou apaixonada.”

tumblr_n0zvfxFree1sqq3v7o1_500

A Rapha, do blog “Alugue Sorrisos” nos dá algumas dicas de livros e também conta que desde pequena tem esse apreço pela leitura.

“Não sei como me tornei leitora, mas tenho certeza que é total culpa da minha mãe rs, ela sempre me comprava livrinhos e eu ficava super feliz quando ela me ligava do trabalho durante a tarde e dizia ‘comprei um livrinho novo pra você’ e daí não precisava fazer mais nada, eu ficava o dia todo ansiosa pra hora que ela chegasse. Eu gosto dos livros YA, adoro clichês e tudo mais, porém também gosto de fantasia e suspense, acho incrível. Ah, eu também gosto de auto-ajuda e amo poesia. Eu gostei de ler os livros da Gayle Forman, ela é super boa escritora, acho que o livro mais conhecido é “Se eu ficar”, por causa do filme, mas o “Eu estive aqui” dela é ótimo. Tem um que eu li a um tempo e chama “Se eu morrer antes de você”, é ótimo, é meio policial e tudo mais e já emendando Sherlock Holmes, como não gostar? rs.Também gosto daquelas releituras de contos de fadas e tudo mais. Enfim, amo ler e leio de tudo mesmo, do menu do restaurante até “A Guerra dos Tronos” rs.”

large (34)

E por fim, a Thaís, do blog Thaís Gualberto, nos conta um pouquinho desde o momento em que começou a gostar de ler e aproveita e dá várias dicas de diversos gêneros literários.

“Sou leitora compulsiva desde que aprendi a ler, por volta dos 4 anos (ok, antes já era compulsiva, pois queria fazer minha mãe ler para mim o dia inteiro hehe). O livro que marcou minha infância chama-se “A Ilha Perdida”, da Maria José Dupré, e na minha adolescência li muito Mag Cabot e Cecily von Ziegsar (mas só ano passado que li Gossip Girl – Eu Sempre Vou Te Amar”). Uma grande influência literária para mim foi Agatha Christie, pois me atraiu para o policial e, indiretamente, foi o que me levou a escrever ficção (embora eu não foque tanto em mistérios e assassinatos), mas hoje em dia leio-a mais por diversão, pois apesar de seus livros serem maravilhosos, não têm a complexidade de um Harlan Coben ou Tess Gerritsen, que escrevem suspense com uma maestria ímpar.

Sou apaixonada pela obra de Nicholas Sparks, Jojo Moyes, Emily Giffin, Barbara Delinsky e David Nicholls quando se trata de romances cotidianos, mas minhas histórias favoritas hoje em dia são as sagas familiares. E nisso destaco a saga de Emma Harte, iniciada no magistral “Uma mulher de fibra”, de Barbara Taylor Bradford, e “Pássaros Feridos”, de Colleen McCoulough. E meu livro favorito ever e insuperável certamente é o belíssimo e inesquecível “E O Vento Levou”, a obra única porém fabulosa de Margaret Mitchell. Para mim é humanamente impossível superá-la, tão rica é a escrita, a descrição física, a profundidade psicológica de cada personagem, incluindo secundários e figurantes. Se meus livros chegarem a 5% do brilhantismo de Mitchell, eu já me sentirei imensamente feliz por ter alcançado tal nível. E claro, também amo uma boa comédia e aí eu tenho dois excelentes autores a citar. Uma é a queridíssima Sophie Kinsella, com sua incrível e tresloucada Rebecca Brandon (nee Bloomwood) acá Becky Bloom e tantas outras personagens divertidíssimas em várias outras histórias. Outro que descobri não faz muito tempo, é o Jonathan Tropper, que é um mestre na tragicomédia e recomendo fortemente a quem gosta desse tipo de leitura.”


Eu fico muito grata e feliz por várias pessoas terem aceitado participar e também por terem arrumado um tantinho do seu tempo para escrever aqui ❤ ! Gostaria de deixar claro que esse projeto ainda está em aberto, e se você ainda não participou, faça o favor de participar rs.

Eu ainda pretendo (quando eu arranjar tempo para me organizar) lançar a segunda parte desse projeto, então aguardem que ainda vem mais coisa por aí, mas não garanto que é já de imediato, como disse, preciso conseguir me organizar rs.

Por hoje é só, e não esqueçam de comentar e curtir sobre o que acharam e tudo o mais :))

Grande beijo ❤

38 comentários em “PROJETO: INCENTIVANDO A LEITURA (2)

  1. Que encanto Nat… eu adoro suas postagens… Eu também nunca fui fã de geometria. E, sabe o que aprendi depois de mais velha… que só gosto de estudar o que me desperta interessa e ai eu vou descobrindo coisas e não estudar por obrigação é a coisa mais fantástica que existe. O problema é que para atingir essa maturidade e autonomia precisa de algumas regras e as vezes até uma certa “pressão”. Porque diga-se de passagem o ser humano é tão preguiçoso, né…

    Ah, e eu espero a sua participação no meu projeto… Um beijinho carinhoso!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ai que amor Lay 💜! E sim, eu também sou muito assim, apesar de gostar de estudar, gosto apenas daquilo que me interessa, porque estudar por obrigação é muito muito chato, principalmente essa parte de geometria rsrs. Infelizmente pressões e regras sempre existem na hora de estudar :/ e sim o ser humano é muito preguiçoso, eu mesma sou hahah, preciso sempre de um certo incentivo pra me despertar hehe.
      Pode deixar que amanhã já te envio um e-mail para participar do seu projeto 💜
      Grande beijo 😘

      Curtido por 1 pessoa

      1. Uhuuuu… vou aguardar com ansiedade… hoje fiquei tão feliz com o contato de um aluno… São crianças entre 11 a 14 anos… Então, imagine o que elas precisam aprender… coisas que envolva a cultura, arte, música, leitura… e que faça com que elas aprendam a amar a estudar… Vou postar textos deles na minha sessão “CONTOS” e “ESPAÇO ESCRITOR” e se quiser divulgar e curtir vai ajudar bastante também… Um grande abraço…

        P.S.: na aba de cabeçalho da minha página tem um título “PROJETO”… ainda está incompleto… mas, estou produzindo os textos…

        ❤ esse projeto é como um filho pra mim… não imagina o quanto me faz feliz sua participação… De verdade!

        Curtido por 1 pessoa

  2. Eu também odeio geometria Nath, toca aqui o/ Hahahah Adoro esse seu projeto! O post ficou incrível, todos os outros são, mas adorei esse em especial! Gostei bastante da participação das meninas! Continue sempre, estou amando! Beijinhos, minha lindinha! ❤ ❤ ❤

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ah, adorei ver meu comentário no post!!! *-* Legal ter contribuído para um projeto tão interessante e com o qual me identifico. Assim como a Lay, eu AMO as Brumas de Avalon! Li uma edição mega antiga quando eu tinha 14 anos (há 9 anos) emprestada por uma cliente do meu pai e há dois anos comprei toda a coleção por R$40,00 em uma feira intinerante de livros aqui no Rio – e sim, eram livros da edição mais recente e novíssimos, ainda embalados no plástico. ❤

    Que mais pessoas comentem para que essa série de posts continue *-*
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico feliz que tenha gostado ❤ ❤
      E foi muito bom contar com a sua contribuição hehe.
      E menina, eu já ouvi falar das "Brumas de Avalon", mas nunca tive a oportunidade de ler :/ e como duas pessoas já indicaram aqui, acho que vou procurar para ler :))
      E é tão legal quando você se identifica com o gosto literário de alguém, não é mesmo? ❤

      Curtido por 1 pessoa

  4. Nossa que interessante… adorei cada dica de leitura!
    A pequena sereia ( lindo lindo)
    Tolkien é meu muso inspirador… ídolo maior eheheheh
    Amo Agatha Christie igual a Thaís ehehehe ( já fiz pelo menos cinco resenhas dela no blog)
    Fujo da Jojo Moyes ( porque todos dizem que tem que ler com caixa de lenços junto)
    Enfim, excelentes dicas.
    Vou participar 🙂
    Beijãoooooo

    Curtido por 1 pessoa

  5. Muito bacana o projeto, as dicas e comentários sobre diversos tipos de leitura. Ajuda muito não só no incentivo de quem ainda não curte muito ler, mas também desperta o interesse de quem já tem o hábito da leitura a procurar novos estilos ♥

    Curtido por 1 pessoa

  6. Na época de escola eu e matemática éramos grandes rivais.. Então, boa sorte! Hahaha :”)
    E tô adorando o projeto e ler sobre o que o pessoal mais curte na leitura! É um incentivo e tanto, acredite! Realmente espero que os preguiçosinhos de plantão tomem gosto por esse mundo maravilhoso!!! ❤️

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu até gosto de matemática Lê, mas essa parte de geometria é de matar hahah, não faz sentido para mim! Obrigada :))
      Fico muito feliz que você está gostando do projeto Lê ❤ e nem me fale, eu também espero hehe, porque esse universo literário é incrível!!!
      Beijinhos :*

      Curtir

  7. Eu amava matemática, mas geometria é um saco mesmo Nat! hahaha Boa sorte na prova boneca! Estou amando esse projeto, é super incentivante! Eu não era muito de ler, não me interessava muito, mas esse ano ganhei o box do HP e agora sempre me pego vendo livros na internet e nas lojas! hahaha Ameii o post, vocês arrasaram! Beeeeijão lindaaa ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu também adoro Cami, mas essa matéria eu não me dou muito bem não, graças a Deus foi tudo bem na prova hehe, mas mesmo assim, obrigada 🙂
      Ai você não sabe o quanto eu fico feliz com isso ❤ ❤ e também fico feliz que você está se interessando ainda mais pela leitura e eu espero que este projeto te ajude a gostar maus ainda!!!
      Beijos lindona :*

      Curtir

Deixe um comentário

