livros

 Por Que Ler Os Clássicos?

Oláá galerinha, tudo bem com vocês?

Estou lendo “O Cortiço”, um livro considerado obrigatório na escola e que cai nos vestibulares da vida. Comecei a ler essa semana e isso acabou me inspirando a fazer esse post, onde pensei em toda essa contextualização de termos que ler esses livros e de sua obrigatoriedade.

Então, me acompanhe aqui 🙂


Sabe aqueles clássicos obrigatórios que temos que ler na escola? E que muitas vezes não gostamos pelo simples fato de sermos obrigados a lê-los? Mas muitas vezes eles trazem histórias incríveis e que nós acabamos naquele completo desinteresse, porque não gostamos do fato de ler algo por obrigação ou só de ouvir a palavra já nos reprimimos.

Mas, afinal, porque temos que ler esses livros? Ou porque nós, muitas vezes, não gostamos? E porque eles são tão cobrados nos vestibulares?

large

Os clássicos são considerados aqueles livros que nunca saem de moda. Tanto é que vários autores do século passado são lidos até os dias atuais, pois seus livros ultrapassaram a sua época e são lembrados e lidos pelas pessoas.

Quem é que não conhece a história de Bentinho, Capitu e Escobar? Ou a de Pedro Bala e Dora? Ou a de Til? Tanto Dom Casmurro, Capitães da Areia e Til, são considerados obras clássicas. Óbvio que cada um à mercê de sua época.

Na literatura, vários autores são estudados, como, por exemplo, Machado de Assis, Jorge Amado, José de Alencar, Aluísio Azevedo, entre vários outros.

Estes por sua vez, são os representantes de várias escolas literárias, como o Romantismo ou o Realismo, dentre outros. Suas obras são compreendidas até hoje, e por isso temos que lê-los. Em um clássico você encontra a descrição das pessoas, tanto de seus atos ou sentimentos, com uma precisão que é possível ser compreendida, por mais palavras rebuscadas que ele use, a sua essência não é perdida, por isso são obras atemporais, ou seja, eles ultrapassam o seu tempo e permite com que eles sejam lembrados séculos depois de sua publicação.

large

Mas o que vemos é a dificuldade das pessoas de se apegarem aos clássicos, principalmente aquelas que não tem tanto apresso pela leitura. Eles podem ser um tanto difícil de serem lidos, principalmente pelas palavras usadas, e que podem acabar gerando uma não compreensão durante a leitura. Entretanto um clássico pode ser bem fácil de ser compreendido e se você se apegar a ele você vai acabar querer ler vários outros, acredite.

O que acabamos tendo contra os clássicos é aquela palavra “obrigação”, pois já que somos obrigados a lê-los acabamos tendo uma certa depreciação por eles. Mas na hora em que ele for realmente lido, tente se interessar pela história e pelo que está sendo representado ali. Muitas obras clássicas fazem referência a sua época, como por exemplo “O Cortiço”, que se passa durante o fim do Segundo Reinado, você pode pensar no que acontecia durante aquele período e isso pode facilitar ainda mais a sua compreensão, sendo também que vários livros fazem uma crítica a sociedade. Assim, pelas entrelinhas do livro, é que você vai descobrindo e compreendendo, e quando vê já se tornou um craque nas leituras dos clássicos.

jaoafjsof

É divulgada, pelos vestibulares, uma lista de livros que irão cair naquele determinado ano. Durante os anos do ensino médio, os alunos fazem as leituras de vários clássicos (ou não). Mas o fato deles caírem nos vestibulares é simplesmente porque nós estudamos a literatura e seus principais autores e dentro daquelas determinadas obras há algo importante para nós compreendermos, não só para passarmos nos vestibulares, mas também para a vida.

Não deixem de apreciar a leitura de um clássico, apesar de ser considerado chato, entediante e massante por muitas  pessoas eles, assim como os outros livros, trazem muito conhecimento para nós, as histórias também são maravilhosas. Há personagens encantadores, onde nós nos identificamos, nós ampliamos ainda mais o nosso vocabulário, fazemos reflexões e ainda por cima imaginamos como é viver naquela determinada época.


Espero que vocês tenham gostado do post e deixem nos comentários o que vocês acham dos livros clássicos e qual é o preferido de vocês :))

Beijos ❤

36 comentários em “ Por Que Ler Os Clássicos?

  1. Vejo-me totalmente nesse quesito de não conseguir ler livros clássicos da literatura brasileira. Li apenas Dom casmurro e O Cortiço. E por incrível que pareça: eu gostei. Porém após estes não mais consegui ler nenhum.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Já li Dom Casmurro e adorei também! O Cortiço estou lendo agora e até que to gostando 🙂
      É bem complicadinho a gente conseguir ler os clássicos, principalmente por serem de outra época :/
      Mas quem sabe você consegue ler outros 🙂 um livro que indico e que possui uma leitura mais fácil de ser compreendida é Capitães da Areia.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Nat! Creio que a resistência em relação aos clássicos seja justamente pelo fato de utilizar uma linguagem mais formal. Palavras que já foram substituídas no século atual. Porém, foi com os clássicos que a minha paixão por literatura cresceu. Dom Casmurro, O Cortiço, Bom Crioulo ( meu favorito) , Senhora e os demais, são livros maravilhosos, mas que infelizmente nem todos tem a disponibilidade e paciência para a linguagem utilizada. Amei o post! Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oii Ca! Sim, concordo contigo, a linguagem que os clássicos utilizam é um tanto ultrapassada e isso acaba dificultando o entendimento e as pessoas acabam não lendo. Confesso que demorei um pouco pra gostar realmente dos clássicos, um que amei ter lido foi Capitães da Areia e Dom Casmurro também.
      Obrigada ❤️! Fico mega feliz que tenha gostado ☺️
      Beijos 😘

      Curtido por 1 pessoa

  3. Algumas histórias novas não superam as confusões de entendimentos sobre Dom Casmurro. Acho que nada supera um clássico, por mais que eu me encante com maior facilidade pelos livros atuais e a forma como eles são escritos, um clássico sempre será um clássico. E nem todos são chatos (vale lembrar). Abraçosss!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim! Um clássico sempre será um clássico mesmo. E como disse, algumas pessoas acabam considerando esses livros como chatos, mas na verdade não são! Há histórias maravilhosas e que, muitas vezes,não superam nenhum outro!
      Obrigada pela visita :))
      Abraços!

      Curtido por 1 pessoa

  4. Nossa, me identifiquei muito com esse post! Lembro que li todos os livros da lista do vestibular, alguns mais de uma vez. Senhora, de José de Alencar, foi um dos que mais me encantaram. Cada clássico retrata um momento histórico e uma filosofia importantes para cada época.
    Muito legal seu post, parabéns!

    Beijos!!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Eu me lembro no ensino médio que a professora quase que nos obrigava a ler estes livros clássicos, até que ela resolveu separar as aulas intercalando entre as matérias normais e a leitura do livro em sala, em que cada um tinha que ler uma parte! ai não teve escapatória hahaha
    Mas serviu pra eu mudar meu conceito sobre esse livros também! Eles são bons e têm um motivo para estarem sendo reconhecidos mesmo depois de tanto tempo…
    Tenho vontade de ler o Dom Casmurro!
    Adorei o post Nat!! :*

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa, que legal, ter que ler todo mundo junto! Na minha sala é cada um por si mesmo, e várias pessoas acabam não lendo :/
      Siim, os clássicos são livros muito bons sim, e quando a gente gosta, a leitura fica melhor ainda 😍
      Leia Dom Casmurro sim!!! Acho que você vai gostar :))
      Obrigada ❤️😘

      Curtido por 1 pessoa

    1. Ebaa, já vi a tag e adorei! Muito obrigada pela indicação :))
      E sobre o livro, um dia você encontrará sim, eu também, não era tão fã assim dos livros brasileiros, até que encontrei um que gostei e comecei a me interessar mais :))
      😘

      Curtir

  6. Adorei o seu post! Sou apaixonada por clássicos, tento ler pelo menos uns três durante o ano… acho que o que pega muito é aquilo que você falou, a linguagem… As vezes a gente lê e fica… WTF?! O que esse moço tá falando? HAHA.

    Mas eu acho que esse tipo de livro nos ajuda a ter uma bagagem literária, não se pode ser um bom leitor sem revisitar os autores clássicos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ebaaa, fico feliz que tenha gostado ❤️! Siim, eu fico encantada pelos clássicos, principalmente porque retratam outra época, a única coisa que pega mesmo é a linguagem :/
      Concordo completamente contigo a respeito de os clássicos nos trazer uma certa bagagem literária.
      Obrigada pela visita 💕

      Curtir

  7. Os clássicos são ótimos, mas confesso que as vezes eu travo na leitura de alguns deles. Por exemplo Dom Casmurro, eu me interesso demais, porém nunca consegui terminar </3
    ;*

    Curtido por 1 pessoa

    1. São sim! Eu adoro ler os clássicos, geralmente leio um pouco mais devagar, e consequentemente demoro um pouco mais para terminar, quem sabe fazendo isso você não trava tanto 🙂 e as vezes é coisa do momento também, pensa que um dia se vai conseguir terminar! Vale muito a pena ler Dom Casmurro 💕
      Obrigada pela visita ☺️❤️

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário