livros

Resenha: A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Acabei de ler esse livro, e cá estou eu trazendo esta resenha pra vocês, espero que gostem (:


a revolução dos bichos♦ Título Original: Animal Farm: A Fairy Story

♦ Autor: George Orwell

♦ Editora: Companhia das Letras

♦ Número de páginas: 147

♦ Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

A Revolução dos Bichos é um livro que contém uma crítica voltada ao comunismo. Ele foi publicado no ano de 1945, e na época, foi um tanto rejeitado, por satirizar a ditadura stalinista.

"Quatro pernas bom, duas pernas ruim."

Os animais da Granja Solar, estavam esgotados de serem submetidos à intensa exploração feita pelos humanos. Certo dia, o velho Major, um porco que era respeitado por muitos e que já estava com os dias contados, tivera um sonho, e queria comunica-lo a todos os bichos da Granja. Feita a reunião, dissera que todos os animais deveriam ser livres e iguais, e que não deveriam viver aquela vida que estavam submetidos. E para que tudo isso ocorresse, seria necessário uma rebelião.

Não demorou muito para que isso ocorresse, logo após a morte do velho Major, os bichos ficaram um tanto inquietos com a ideia imposta por ele, até que conseguiram coloca-la em prática e a rebelião ocorrera.

Sob liderança daqueles bichos considerados os mais inteligentes, os porcos, os outros animais continuaram sendo submetidos a trabalhos pesados e as rações diárias não eram lá muito boas.

Entretanto, os porcos começaram a usufruir de alguns privilégios e os outros animais não tinham lá todo esse direito, sendo instituído um regime de opressão.

"Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais 
iguais que os outros."

É nesse contexto que se é narrada essa incrível fábula, escrita de uma maneira simples e ao mesmo tempo forte, por ter uma crítica ali explicitamente bem retratada, o que faz com que nós pensemos sobre esse tipo de governo.

Posso disser que qualquer leitor que se interessa pelo assunto, ou até mesmo alguém que não gosta  tanto, irá se prender a narrativa, não somente pelo fato de ser um livro curto e por possuir uma leitura fácil, mas também pela história em si.

É uma leitura interessante de se fazer e que também de acrescenta conteúdos históricos, por mais que ela seja representada por animais, podemos visualizar o contexto da época em que esse livro fora escrito.

E uma recomendação que eu faço é que vocês leiam primeiro “A Revolução dos Bichos” para depois ler “1984”, que é do mesmo autor, sendo que o contexto também é o mesmo, só que um tanto mais complexo. Isso para quem se interessar em ler o outro também, fica a dica :))


Eu realmente espero que vocês tenham gostado e não esqueçam de curtir e comentar

Beijooos ❤

Anúncios

7 comentários em “Resenha: A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s