Filmes

FILMES QUE AJUDAM A APRENDER HISTÓRIA

Oi oi gente, tudo bem com vocês?

Quem aí gosta de história? Eu gosto bastante dessa matéria e acho bem legal aprender um pouco mais do conteúdo através dos filmes. Na escola mesmo, já assisti alguns filmes sobre o assunto a ser aprendido e também já procurei assistir alguns outros por pura curiosidade de saber mais sobre o assunto e tudo o mais.

Então, pensando nisso, decidi indicar alguns filmes para vocês que querem aprender um pouco mais vendo ou que tem certa curiosidade sobre determinado assunto, então, é só conferir (:

1. A Guerra do Fogo

Esse filme passa no tempo da pré-história e trata de dois grupos hominídeos: um que tratava o fogo como algo sobrenatural por não dominarem a técnica de fazê-lo e o outro, mais evoluído e que dominava essa técnica. Esses dois grupos acabam entrando em contato quando o fogo da primeira tribo é apagado em uma guerra de hominídeos mais primitivos. Do contato com uma mulher do grupo, os caçadores acabam aprendendo coisas novas e percebem que há uma outra maneira de viver, usar ferramentas, construir cabanas etc.

2. Tróia

Na Grécia antiga, a paixão de um dos casais mais lendários da história, Páris (príncipe de Tróia) e Helena (rainha de Esparta), desencadeia uma guerra que irá devastar uma civilização. Páris rouba Helena de seu marido, o rei Menelau, e isto significa um enorme insulto. Para honrar a família, deve ocorrer uma afronta entre Menelau e seu irmão, que é o rei de Micenas, que logo une todas as tribos da Grécia para trazer Helena de volta. Mas na verdade, ele quer controla Tróia para garantir seu poder. E isso faz com que dois mundos entrem em guerra por poder e honra.

3. Átila, o huno

filme-atila-o-huno-estudar-vestibular

Átila, o rei dos hunos, é um idealista que vê mais no seu povo do que nele próprio. Com o Império Romano dividido, ele pretende conquista-lo, considerando a possibilidade de uma nova ordem mundial. Flavius personifica o pior e o melhor para Roma nos últimos anos de sua existência, em que ele quer que o Império continue dominando o mundo.

4. Cruzada

Bailan é um jovem ferreiro francês, que guarda luto pela morte de sua esposa e filho. Ele recebe a visita de Godfrey de Ibelin, seu pai, que é o barão do rei de Jerusalém e dedica sua vida a manter a paz na Terra Santa. Com a morte de seu pai, ele herda terras e um título de  nobreza em Jerusalém. Ele então decide permanecer no local e servir a um rei amaldiçoado como cavaleiro. Ele também acaba se apaixonando por uma princesa, que é a irmã do rei.

5. O Homem da Máscara de Ferro

A França está sob os domínios do rei Luís XIV que gasta seu tempo declarando guerras, distribuindo alimentos podres para os cidadãos e seduzindo mulheres que esperam que ele se apaixone por elas e as torne rainhas. Em um de seus atos ele acaba mandando o seu irmão gêmeo para as masmorras, o qual ninguém sabe de sua existência, para tomar o poder. Mas Aramis descobre o segredo e convence seus companheiros a salvar o prisioneiro.

6. Tempos Modernos

tempos-modernos

Um operário de uma linha de montagem que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela monotonia frenética de seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ao deixar o hospital, ele encontra uma crise generalizada e acaba sendo preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas.

7. Lutero

Após quase ser atingido por um raio, Martin Lutero acredita ter recebido um chamado. Ele se junta a um monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, ele passa a ser perseguido. Então, ele acaba sendo excomungado e inicia uma batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.

8. Adeus, Lênin!

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner passa mal e entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade está modificada. Seu filho, Alexander, temendo que estas mudanças afetem sua saúde, ele decide esconder estes acontecimento. Até que um dia ela decide assistir à televisão e ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

História do Brasil…

9. Mauá- O Imperador e o Rei

O filme mostra a vida de Irineu Evangelista de Sousa, o empreendedor gaúcho, mais conhecido como barão de Mauá e considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para a economia nacional, ao longo do século XIX.

10. O Que É Isso, Companheiro?

O jornalista Fernando e seu amigo César abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 1960. Os dois fazem parte de um grupo de guerrilheiros de esquerda. Em uma das ações do grupo, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

P.S.: Não coloquei nenhum filme sobre o assunto da Segunda Guerra Mundial, porque são vários os filmes que tem, e pretendo fazer um post só para eles (:

Espero que vocês tenham gostado e não deixem de comentar!

Beijoooos ❤

Anúncios

13 comentários em “FILMES QUE AJUDAM A APRENDER HISTÓRIA

  1. Hahah que menina culta!
    Eu adorava historia na escola, mas só assisti Tróia mesmo hahaha 😛
    Muito bacana este metodo para aprender, as vezes entendemos melhor com o filme do que com o livro em si! Curti bastante!
    Beijao :*

    Curtir

  2. Você já teve um professor que mudou completamente a sua vida? Eu tive 3, e por acaso, era de história. A minha professora do pré vestibular, tinha uma paixão tão grande por aquilo que fazia, que me deixou apaixonada por História, e eu quase fiz licenciatura por conta dela haha. De qualquer modo, ela nos ensinava muito através de filmes, livros e músicas, e eu lembrei dela assim que vi esse post. Adorei as dicas, como sempre ! Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa, a minha professora de história parece ser igual a que você descreveu kkk. Ela super ama o que faz e isso sempre me cativou e me fez gostar de História, e ela sempre procura passar filmes e músicas para aprender ainda mais através desses conteúdos!
      Fico feliz que tenha gostado das dicas hehe
      Beijão ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s